Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

 

De 1910 a 1929

   Na década de 1910, novas equipes surgiram e clubes que já existiam começaram a se aderir ao esporte. Finalmente o futebol tornava-se mais popular, enquanto as cidades cresciam e se industrializavam. O esporte jogado com os pés, que antes era prática exclusiva de imigrantes, passou a atrair trabalhadores, o que gerou incômodo nas organizações tradicionais e elitizadas que mantinham o futebol. Isso fez com que os Anos 20 ficassem marcados por conflitos sociais, motivados pela presença de negros e operários nos clubes. O Vasco foi o primeiro dos grandes clubes a vencer um campeonato com uma equipe repleta de jogadores negros e pobres, em 1923. O aparecimento do "operário-jogador" permitiu que os trabalhadores tivessem no futebol um complemento de renda e a possibilidade de ascensão social.

1910

5 de Agosto - A bordo do navio SS Amazon, os jogadores do Corinthian Football Club, um dos mais expressivos representantes do futebol amador inglês, partiram de Southampton para uma viagem de 17 dias com destino ao Rio de Janeiro, onde enfrentou a equipe do Fluminense e mais dois combinados cariocas, sagrando-se vencedor em todas as partidas.

30 de Agosto - O time inglês chega à cidade de São Paulo para mais três partidas: Uma com um combinado que tinha por base o time da Associação Atlética das Palmeiras, outra com o Clube Atlético Paulistano e a última contra um combinado que tinha por base o São Paulo Athletic Club, equipe que contava com a presença de Charles Miller, já com 36 anos de idade. Foram mais três vitórias fáceis.
Mais interessante que os resultados foi perceber o alvoroço causado em São Paulo, como observa Lourenço Diaféria em seu livro “Grandes Clubes do Futebol Brasileiro e seus Maiores Ídolos – Coração Corinthiano”, sobre o primeiro jogo do Corinthian em terras paulistanas: 
“(...) houve quem dissesse que tanta gente nas ruas caminhando na direção do Velódromo, só no dia em que Rui Barbosa em carne e osso viera a São Paulo para fazer passeata e comício na campanha civilista. Era gente a dar com pau. Tílburis transitavam para lá e para cá trazendo passageiros. Havia também automóveis particulares, palhetas, fon-fons e perfume francês no ar. Um acontecimento chiquérrimo aquela primeira partida do Corinthian em terras paulistanas. Frequentar 'football' era 'in pra caramba'”.
1 de Setembro - À luz de um lampião, na esquina das ruas dos Italianos e José Paulino, no bairro do Bom Retiro, por volta das 20h30, foi fundado o Sport Club Corinthians Paulista. Como se torna claro, a visita do Corinthian inglês deixou como legado o nome de um dos mais populares times do futebol brasileiro.

1912

14 de Abril - Na cidade de Santos, Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior convocaram uma assembleia na sede do Clube Concórdia para a criação de um time de futebol. Várias sugestões de nome surgiram: Concórdia, Euterpe ou Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião aclamaram a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Clube. Curiosamente, a data também marca o naufrágio do famoso transatlântico RMS Titanic.

30 de Abril - Foi fundado o América Futebol Clube por um grupo de jovens da elite mineira que morava, em sua maioria, nos arredores das ruas Bahia e Timbiras, tradicionais de Belo Horizonte.

1913

22 de Junho - Data do primeiro clássico entre Corinthians e Santos, no Parque Antarctica. Vitória santista por 6 a 3. Participando pela primeira vez de uma competição oficial, esta foi a primeira vitória do Santos no Campeonato Paulista, que havia começado no dia 1º do mesmo mês.

1914

13 de Fevereiro - 11 garotos de 14 a 16 anos de Recife jogavam bola no pátio da igreja de Santa Cruz, quando decidiram criar um time de futebol. Nascia o Santa Cruz Futebol Clube. As cores decididas foram o preto e o branco, simbolizando um time democrático, que aceitava todo tipo de pessoa, independentemente de raça ou condição social – diferentemente da maioria dos outros times, que até então eram abertos somente para a burguesia. Tempos mais tarde, o Santa Cruz teve de mudar a cor do uniforme, pois as cores escolhidas eram as mesmas que o Flamengo local usava. Assim, o vermelho foi adicionado ao uniforme, representando o índio.
2 de Junho - A ideia da fundação de mais um time fortalezense ocorreu quando os jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire tomavam um café num estabelecimento da Praça do Ferreira chamado Café Art Noveau e decidiram convidar mais alguns amigos para um encontro à noite na casa de Luís para elaborar melhor o assunto. Participaram 24 jovens do encontro. Extremamente empolgados, providenciaram a ata de fundação do Rio Branco Football Club, que mais tarde se tornaria Ceará Sporting Club.

26 de Agosto - No início do século XX, jovens italianos decidiram fundar um clube, cujo objetivo principal seria a formação de um time de futebol que representasse toda a enorme colônia italiana diante das grandes equipes da elite paulistana. E foi no Salão Alhambra, na atual Rua do Riachuelo, na presença de 46 interessados, dentre eles Luigi Marzo e Luigi Cervo, que foi fundado um clube esportivo para todos os italianos, a quem deram o nome de Palestra Italia.

1915

14 de Julho - 34 homens se reuniram na casa do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu, no atual bairro da Cidade Alta, em Natal, para fundarem o América Futebol Clube. Um fato que chamou a atenção é que o América só foi oficializado juridicamente três anos após sua fundação. Os estatutos foram assinados em 3 de julho de 1918, no 1º Ofício de Notas de Natal, que está localizado atualmente no bairro do Tirol, na Rua Mossoró, 322.

1918

7 de Abril - O Paulistano vence o Fluminense por 3 a 2 e fatura a Taça Ioduran, primeira competição interestadual do Brasil, organizada pelas ligas paulista e carioca, que colocaram seus campeões frente à frente para uma disputa.

18 de Outubro - Após a extinção do Stella Football Club, alguns de seus membros, dentre eles Alcides Santos, fundaram o Fortaleza Sporting Club. Em 1942, em uma onda nacionalista típica de períodos de guerra, o Fortaleza trocou o nome "Sporting Club" pela forma abrasileirada "Esporte Clube".

1920

23 de Março - Com a intenção de observar jogadores que poderiam ser convocados para a Seleção Brasileira, que disputaria o Sul-Americano no mesmo ano, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) resolveu promover um torneio interestadual de clubes. Os três clubes selecionados para participar do certame foram: Club Athletico Paulistano, campeão paulista da época; Grêmio Esportivo Brasil da cidade de Pelotas, campeão gaúcho; Fluminense Football Club, campeão carioca. Todas as partidas foram realizadas no Estádio das Laranjeiras, o maior do País, na época. As despesas com viagem e hospedagem foram arcadas pela CBD e o título ficou com o Paulistano, que sagrou-se bicampeão interestadual.

14 de Agosto - Resultado da fusão de cinco equipes lusitanas, foi criada a Portuguesa de Esportes, que em 1940 mudou seu nome para Associação Portuguesa de Desportos. Após a fundação, que aconteceu no salão nobre da Câmara Portuguesa de Comércio, a Lusa solicitou inscrição para fazer parte do Campeonato Paulista de 1920. Porém, não havendo mais tempo hábil, a Portuguesa se juntou ao já inscrito Mackenzie, formando o Mack-Port, que disputou o Campeonato Paulista por três anos, até que em 1923, a Portuguesa decidiu competir sozinha. Após o fim da união, o Mackenzie retirou o seu time de campo.

19 de Dezembro - O Campeonato Paulista de 1920 revelou os primeiros clubes paulistanos que ficaram conhecidos como o “Trio de Ferro” da cidade: o Paulistano de Friedenreich, o Corinthians de Neco e o Palestra Italia de Heitor. Foi um ano especial para o clube dos italianos, que além de comprar o Parque Antarctica (o terreno era de propriedade da cervejaria) por 500 contos de réis, faturou o primeiro título oficial de sua história, após bater o Paulistano na final por 2 a 1, no campo da Chácara da Floresta, que ficou totalmente lotado.

1921

2 de Janeiro - É fundada em Belo Horizonte por desportistas da colônia italiana a Societá Sportiva Palestra Italia. A partir de 1925, o clube passou a aceitar inscrições de atletas e associados que não fossem de origem italiana. Outra modificação feita foi o aportuguesamento do nome do clube, que passou a se chamar Sociedade Sportiva Palestra Italia. Anos mais tarde, foi obrigado a mudar de nome por conta da 2a Guerra Mundial e passou a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul.

1924

21 de Março - Na capital paranaense, dirigentes do América e do Internacional se reuniram para tratar da fusão das duas equipes. A união quase não aconteceu, por causa das divergências sobre as cores do novo uniforme. Por intermédio de Luiz Guimarães, que tinha excelentes relações com as duas diretorias, a união foi concretizada e, no dia 26, oficialmente foi empossada a diretoria do novo clube e nascia o Clube Atlético Paranaense.

1925

16 de Março - Pela primeira vez na história, um time brasileiro excursionou à Europa. A primeira experiência não poderia ser melhor. O Paulistano, orquestrado pelo lendário Friedenreich, disputou 10 jogos no total em campos da Suíça, Portugal e França. Foram incríveis nove vitórias e apenas uma derrota. No jogo contra a seleção francesa, realizado no Estádio Búfalo, o Paulistano goleou por 7 a 2 e os brasileiros foram apelidados pela imprensa francesa de "Les Rois du Football" - "Os Reis do Futebol", em português. O atacante Araken - que havia sido emprestado pelo Santos - ainda ganhou o apelido de “Le Danger” - “O Perigo”.

1927

21 de Abril - Após a criação da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos – AMEA -, no Rio de Janeiro, a nova liga absurdamente deixou o Vasco de fora do campeonato, alegando que o time cruzmaltino não possuía um estádio. A partir daí, o clube começou uma corrida contra o tempo, a fim de arrecadar fundos para a construção de sua casa. Em pouco tempo foram arrecadados os valores necessários para a compra de um grande terreno em São Cristóvão e a construção do Estádio de São Januário, que foi inaugurado num jogo do Vasco contra o Santos, que venceu a partida por 5 a 3. Antes do jogo inaugural, uma fita simbólica foi cortada pelo aviador português Sarmento de Beires, que havia feito a travessia Lisboa-Rio.

1928

28 de Maio - Foi decidida no 17º Congresso da FIFA, que tinha como presidente o francês Jules Rimet, a realização da primeira Copa do Mundo. O congresso ocorreu em Amsterdã, capital da Holanda, e aprovou a criação do Campeonato Mundial de quatro em quatro anos. Foram 25 votos a favor e 5 contra. Neste mesmo congresso, o Uruguai foi eleito como primeiro primeiro país-sede.

 

De 1890 a 1909 | De 1930 a 1949

 

 

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados