Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

 

De 1930 a 1949

   A década de 30 consolida a "vitória" do profissionalismo sobre o amadorismo: em 1933, o futebol é considerado atividade profissional. Este era, afinal, um processo inevitável. Já na década anterior, intensificaram-se as mudanças nas equipes, inclusive internacionalmente, o que denotava que o profissionalismo, ainda que não oficialmente, já existia. Isto fez com que alguns clubes tradicionais, de elite e ligados à implantação do futebol, passassem a abandonar a prática do esporte. Já a década de 40 é marcada pela Segunda Guerra Mundial, a qual o Brasil aderiria em 1942. Isso fez com que muitos clubes brasileiros fossem obrigados pelo governo a mudar de nome. Apesar disso, o futebol estava a cada dia mais popular e, em 1948, é organizado o primeiro torneio continental da América do Sul, no Chile, cujo campeão foi o Vasco da Gama.

1930

25 de Janeiro - É fundado, por sócios do Club Athletico Paulistano e da Associação Atlética das Palmeiras, o São Paulo Futebol Clube - na época também conhecido como São Paulo da Floresta, devido à localização do campo que pertencia à A. A. das Palmeiras e que passou a ser da nova agremiação. O Tricolor iniciou sua trajetória no futebol sendo vice-campeão estadual. Na temporada seguinte, conquistou seu primeiro título. Em 1933, o Tricolor venceu o Santos por 5 a 1 no primeiro jogo do futebol profissional do Brasil.

13 de Julho - Tem início a primeira Copa do Mundo. França e México fazem o jogo inaugural. Vitória dos franceses por 4 a 1. Treze seleções participam da competição, sendo apenas quatro europeias - Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. A distância e os custos de viagem até o Uruguai dificultaram a participação de outros países do continente europeu.
30 de Julho - Uruguai e Argentina decidem a primeira Copa do Mundo da história. Jogando em casa, os uruguaios levaram a melhor: 4 a 2. Já a seleção brasileira teve um fraco desempenho - uma vitória e uma derrota - e acabou eliminada na fase inicial. Um desentendimento entre as federações paulista e carioca fez com que apenas jogadores do Rio de Janeiro integrassem a seleção - exceção feita ao atacante Araken.

1931

1 de Janeiro - Em meados da década de 1930, a Associação Atlética da Bahia e o Clube Bahiano de Tênis decidiram desistir da prática do futebol. Porém, como seus atletas queriam continuar disputando os torneios estaduais, foi criado um novo time, chamado Esporte Clube Bahia.

12 de Outubro - Um dos símbolos mais conhecidos do país e que está a 709 metros de altitude é inaugurado no Rio de Janeiro: A estátua do Cristo Redentor. A construção do monumento de 38 metros levou cinco anos.

1933

7 de Maio - Já em fase profissional, os dois principais centros de prática do futebol dão início ao Torneio Rio-São Paulo. A primeira edição foi vencida pelo Palestra Italia. Uma nova edição estava prevista para o ano seguinte, mas acabou interrompida. Em 1940, nova tentativa, e mais uma vez sem sucesso. O torneio só voltou a ser disputado nos anos 50.
13 de Agosto - Durante anos o Palestra Italia reuniu esforços e dinheiro para modernizar e transformar o Parque Antarctica num estádio de futebol. Em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, contra o Bangu, o Stadium Palestra Italia é inaugurado, com capacidade para cerca de 30 mil pessoas. O jogo de estreia não poderia ser mais alegre para os palestrinos: Vitória por 6 a 0.

1935

14 de Maio - Apesar do sucesso meteórico, o São Paulo enfrentou dificuldades financeiras. Endividado, foi obrigado a se fundir com o Tietê, que determinou a sua extinção.
4 de Junho - Um grupo de sócios inconformados com o destino do São Paulo fundou o Clube Atlético São Paulo.

16 de Dezembro - O Clube Atlético São Paulo passa a se chamar oficialmente de São Paulo Futebol Clube. Depois disso, a história do Tricolor conta ainda com mais uma fusão - desta vez com o Estudante Paulista, time dissidente do Paulistano.

1936

7 de Setembro - Artur Friedenreich se despede dos gramados, fazendo sua última partida pelo Flamengo em jogo contra os argentinos do River Plate. Dono de uma carreira de muitas glórias, em vários clubes e na seleção, Fried ou "El Tigre" protagonizou diversas polêmicas nos primeiros anos do futebol no Brasil por ser mulato - os clubes de elite não permitiam negros em seus quadros. Com um talento inquestionável, foi o primeiro grande artilheiro do futebol brasileiro. Iniciou a carreira em 1909 no Germânia e atuou em diversos clubes brasileiros. Pela seleção brasileira jogou 25 vezes, entre 1914 e 1925, e marcou 10 gols. Foi campeão da Copa Rocca em 1914 (primeiro título da seleção) e sul-americano em 1919 e 1922.

1940

27 de Abril - Após quatro anos de obras, é inaugurado o Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Foi uma obra pública inimaginável aos padrões da época, construída para ser a maior praça esportiva do continente. Além da popularidade cada vez maior do futebol e da necessidade de uma arena que atendesse ao grande interesse, os investimentos no Pacaembu justificavam-se pela ideologia do Estado Novo, preocupado com a formação de um “novo cidadão”, mais forte e disciplinado. Uma grande solenidade de abertura marcou a inauguração do estádio. Mais de 10 mil atletas do Brasil e de países vizinhos se apresentaram aos mais de 60 mil espectadores presentes. Também participaram da cerimônia várias autoridades, inclusive o presidente Getúlio Vargas.

28 de Abril - Palestra Italia e Coritiba realizam o primeiro jogo da história do Pacaembu. Vitória do alviverde paulista por 6 a 2. No mesmo dia, o Corinthians vence o Atlético Mineiro por 4 a 2.

1946

26 de Agosto - Depois do Mundial de Seleções de 1938, o mundo praticamente parou, por conta da Segunda Grande Guerra, o que fez com que as duas próximas edições da Copa do Mundo não ocorressem. Com o fim da guerra, a FIFA queria retomar o torneio o mais rápido possível, embora muitos governos entendessem que o cenário internacional não estava favorável a uma celebração esportiva. Nesta data, em Luxemburgo, aconteceu o primeiro congresso da entidade após a Copa de 38, visando escolher uma nova sede para a próxima Copa do Mundo, com data a ser definida. Os países europeus não se candidataram, já que estavam destruídos e em época de reconstrução. O Brasil foi o único que se candidatou e ganhou o direito de sediar a IV Copa do Mundo. Ainda no congresso de Luxemburgo, por sugestão do belga Rodolphe William Seeldrayers, a Copa do Mundo passou a se chamar Copa Jules Rimet, uma homenagem ao homem que tanto lutou pela competição.

1947

18 de Dezembro - o Vasco da Gama, campeão carioca de maneira invicta, recebe o convite para participar e representar o Brasil num torneio sul-americano de clubes campeões. Na época, o Brasil não tinha um campeonato nacional e os torneios estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro eram considerados os mais fortes do país. Idealizado pelos dirigentes do clube Chileno Colo-Colo e com o objetivo de dar ao seu vencedor o título de campeão do continente, a ideia prontamente ganhou o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF).

1948

11 de Fevereiro - Colo-Colo e Emelec, do Equador, empatam em 2 a 2 no jogo de abertura do Campeonato Sul-Americano de Campeões, no Estádio Nacional de Chile, em Santiago, que seria palco de todas as partidas da competição, disputada no sistema de pontos corridos.

14 de Fevereiro - O Vasco estreia no torneio continental com vitória por 2 a 1 contra o Litoral, da Bolívia.

14 de Março - O Vasco faz seu último jogo no torneio, contra o River Plate. O empate em 0 a 0 garante o título continental ao clube brasileiro. Demonstrando a importância da conquista, o troféu da competição foi entregue à delegação vascaína pelos então presidentes do Chile e da Argentina, Gabriel González Videla e Juan Domingo Perón, respectivamente. Foi o primeiro título de uma equipe do futebol brasileiro (clube ou seleção) em solo estrangeiro e o primeiro título internacional oficial de um clube brasileiro. Na chegada ao Rio de Janeiro, os campeões continentais foram recebidos com muita festa.

28 de Julho - Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os times voltaram a excursionar pelo mundo. Foi então que a cidade de São Paulo recebeu a Associazione Calcio Torino, ou simplesmente o Torino, melhor time italiano, atual tricampeão do Scudetto, e que viria a se tornar tetracampeão na temporada seguinte. A equipe do “Toro” – apelido do time –, além de ser uma das melhores do mundo, também era a base da seleção italiana. O time de Turim disputou quatro partidas no Estádio do Pacaembu, totalizando uma vitória, dois empates e uma derrota. O primeiro confronto foi contra o Palmeiras e a partida terminou em 1 a 1. Na segunda partida, contra o Corinthians, o Pacaembu recebeu seu melhor público da excursão: 45.946 torcedores assistiram à vitória do alvinegro paulista por 2 a 1. Quatro dias depois o Torino enfrentou a Portuguesa de Desportos e goleou por 4 a 1. No último jogo, contra o São Paulo, empate por 2 a 2.

1949

1 de Abril - O craque Leônidas da Silva chega ao São Paulo Futebol Clube. Foi a maior transação do futebol brasileiro até então, entre Flamengo e São Paulo. Com Leônidas como estrela maior, o Tricolor ganhou cinco campeonatos paulistas em sete anos. Conhecido também como Homem Borracha e Diamante Negro, disputou pelo Brasil as Copas do Mundo de 34 e 38. Foi o artilheiro desta última com oito gols. Ficou conhecido também como o inventor de uma jogada difícil, a bicicleta. Encerrou a carreira em 1951.

3 de Abril - O Brasil sedia o Campeonato Sul-Americano de Futebol (de seleções). As partidas do escrete nacional foram disputadas nos estádios do Pacaembu, em São Paulo, e no de São Januário, no Rio de Janeiro. Ao final da competição, com 46 gols marcados, 7 vitórias e 1 derrota, a seleção brasileira conquistou seu terceiro título continental.

4 de Maio - Praticamente um ano depois da visita a São Paulo, a delegação do Torino, voltando de um amistoso contra o Benfica, em Lisboa, viu seu avião bater contra a Basílica de Superga. A tragédia, que resultou na morte de todos a bordo da aeronave ficou conhecida como a "Tragédia de Superga".

 

De 1910 a 1929 | De 1950 a 1969

 

 

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados