Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

 

De 1970 a 1989

   Os anos 70 marcam a expressiva conquista do Brasil na Copa do México, com um futebol que dificilmente será reeditado, o fim do longo jejum de títulos do Corinthians e a despedida de Pelé dos gramados. Já nos Anos 80, os ventos da redemocratização começam a soprar no início da década com a participação expressiva de jogadores e das torcidas de futebol, o Brasil encanta o mundo com um futebol esteticamente perfeito nas Copas, mas não conquista a taça, clubes como Flamengo e Grêmio chegam ao topo do mundo, a taça Jules Rimet é roubada e nunca mais encontrada, surge o Clube dos 13 e acontece, entre outras coisas, o polêmico campeonato nacional de 1987.

1970

25 de Janeiro - É inaugurado, de maneira total, o Estádio do Morumbi, que havia sido parcialmente inaugurado em 1960. São Paulo e Porto, de Portugal, empatam em 1 a 1 no terceiro maior estádio de futebol e maior estádio particular do Brasil.

31 de Maio - Tem início a Copa do Mundo, desta vez realizada no México. Esta foi a primeira Copa televisionada ao vivo para todo o Brasil.

21 de Junho - Liderados por Pelé, no auge de sua carreira, os jogadores brasileiros trouxeram a taça Jules Rimet novamente - e desta vez de forma definitiva - ao Brasil. Era a consagração do melhor futebol do mundo. Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino foi o ataque que encantou a nação. A grande final contra a Itália aconteceu no Estádio Azteca, na cidade do México, aos olhos de 110 mil torcedores. Na época, o Brasil vivia a euforia do "milagre econômico", com o PIB crescendo a taxas elevadas, concomitantemente a uma enorme repressão política sob a vigência do AI-5. O governo do general Médici (1969-1974) utilizou-se da vitória da seleção no México para reforçar sua campanha ufanista, sintetizada no lema: "Brasil: Ame-o ou deixe-o."

1971

18 de Julho - No Estádio do Maracanã, para um público de 138.575 pagantes, num empate de 2 a 2 entre o Brasil e a Iugoslávia, Pelé, o maior jogador da história do futebol, se despede da Seleção Brasileira.

1974

2 de Outubro - Pelé encerra sua passagem como jogador do Santos na vitória por 2 a 0 diante da Ponte Preta.

1976

30 de Julho - Após uma vitória para cada lado nos dois primeiros jogos da final da Copa Libertadores, o torneio continental é decidido por Cruzeiro e River Plate, da Argentina, em campo neutro, no Estádio Nacional de Chile, em Santiago. O placar apontava 2 a 2 quando, aos 43 minutos do segundo tempo, Joãozinho manda a bola para as redes e faz o gol do título. O Cruzeiro é o dono da América. Posteriormente, na decisão do mundial interclubes, o clube mineiro acabou derrotado pelo alemão Bayern Munique.

5 de Dezembro - Cerca de 70 mil torcedores do Corinthians viajam ao Rio de Janeiro para assistir à decisiva partida da semi-final da Copa Brasil, nome oficial do Campeonato Brasileiro de 1976, disputada entre o clube paulista e o Fluminense. Uma verdadeira epopeia. Apesar do favoritismo do clube carioca, que abriu o placar, o Corinthians, debaixo de chuva, consegue o empate e, com a dificuldade de fazer a bola rolar no campo encharcado, a partida termina empatada no tempo normal, levando a decisão para os pênaltis. O Fluminense desperdiça duas cobranças e o Corinthians sagra-se vencedor da partida, classificando-se para a final. Na decisão, o título ficou com o Internacional, mas esse momento da “invasão corinthiana” marcou o início de uma experiência que, em meados dos anos 80, ficou conhecida como "Democracia Corinthiana".

1977

1 de Outubro - New York Cosmos e Santos realizam o último jogo da carreira de Pelé, no Giants Stadium, em Nova Iorque. O "Rei do Futebol" atua um tempo por cada equipe e marca um gol - o primeiro do jogo - pelo time norte-americano, que vence o Santos por 2 a 1.

13 de Outubro - Após o épico título do IV Centenário da cidade de São Paulo, em 1955, o Corinthians amargou a pior série sem títulos de sua história. Foram praticamente 23 anos de espera. O fim da fila aconteceu durante a disputa do Campeonato Paulista de 1977. Ponte Preta e Corinthians se destacaram durante todo o campeonato e fizeram a final, envolta em polêmica e emoção. Cerca de 90 mil pessoas foram ao Morumbi ver quem seria o Campeão Paulista de 1977. As duas equipes estavam muito ansiosas pelo título: o Corinthians na fila por tanto tempo e a Ponte Preta sem nunca ter sido campeã. Contam os corintianos que, no dia anterior à partida, o técnico Oswaldo Brandão, muito supersticioso, chamou o meia Basílio e contou a ele o sonho da noite anterior, em que ele marcaria o gol e o Timão seria campeão. Verdade ou não, foi Basílio quem decidiu a parada. O jogo caminhava para o final e a Ponte estava com um homem a menos. A expulsão de Rui Rei, artilheiro pontepretano, causou muitos protestos, já que foi por reclamação e o jogador já havia acertado sua transferência para o time da capital. O Timão pressionava tentando o gol do título. Foi quando, aos 43 minutos do segundo tempo, após a bola bater na trave e rebotear por muitas vezes dentro da área, Basílio colocou a bola para dento e se eternizou nos braços da Fiel. A partir dali, o “Pé de Anjo” – apelido que ganhou – tornara-se ídolo da torcida que lhe seria eternamente grata. O Corinthians, enfim, volta a ser campeão.

1978

13 de Agosto - Com um gol de Careca, o Guarani vence o Palmeiras por 1 a 0 no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, e se torna o primeiro clube do interior campeão brasileiro.

1979

23 de Dezembro - O Internacional vence o Vasco por 2 a 1, no Beira-Rio e se torna campeão brasileiro de maneira invicta. Foi o terceiro título do Colorado na competição nacional, que nesta edição, por motivos extra-campo, não contou com a participação de clubes como Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo.

1981

13 de Dezembro - O Flamengo consegue a proeza de conquistar três títulos importantes em um intervalo de apenas 20 dias. Campeão continental, carioca e, em terras nipônicas, campeão mundial. Assim como o Mengo, o Liverpool também vinha de grandes conquistas, como o bicampeonato inglês e o título da Champions League. Porém, a partida, que era considerada muito difícil, nos pés de Zico se tornou muito fácil, e o Mengão abriu 3 a 0 logo no primeiro tempo, com dois gols de Nunes e um de Adílio, o artilheiro das decisões. Apesar de não ter feito gols, Zico foi eleito o melhor jogador da partida. E o Flamengo provava a todos que não era um time que jogava apenas no Maracanã. Com a conquista da Copa Europeia/Sul-Americana, novo nome da Copa Intercontinental, o clube agora era o dono do mundo!

1982

Abril - Termina a gestão do presidente Vicente Matheus e Waldemar Pires é eleito para assumir o Corinthians. Pires escolhe como diretor de futebol do clube um sociólogo, Adílson Monteiro Alves, acostumado a ouvir os jogadores. Soma-se a isso a presença de jogadores politizados, como Sócrates e Wladimir, e começa uma revolução dentro do Corinthians, que ficaria conhecida como "Democracia Corinthiana". A partir daí foi instituído um sistema de autogestão, onde jogadores, comissão técnica e diretoria decidiam tudo no voto. As pautas eram as mais variadas: contratações, demissões, escalação, local da concentração, entre outras. Um aspecto importante era que todos os votos tinham peso igual, dos jogadores, dos funcionários, do presidente. O Corinthians foi o primeiro clube a utilizar a camisa com dizeres publicitários. Por iniciativa do publicitário Washington Olivetto (criador do termo 'Democracia Corintiana'), o time estampava em suas camisas frases de cunho político, como "diretas-já", "eu quero votar para presidente", entre outras. Tudo isso em pleno período da ditadura militar, quando os movimentos sociais começavam a se rearticular para a instituição de uma democracia. Este movimento do Corinthians causou desconforto entre os militares, que através do brigadeiro Jerônimo Bastos, pediram moderação ao clube. O resultado desse sistema revolucionário foi próspero, tanto dentro quanto fora de campo. No entanto, em 1984, a "Democracia" começou a minguar quando Sócrates foi para a Fiorentina, da Itália, e Casagrande para o São Paulo. Em 1985, Pires tentou eleger Alves como sucessor e foi derrotado. Era o fim do movimento.

5 de Julho - Brasil e Itália se enfrentam pelo segundo e último jogo da segunda fase. Como a Itália havia vencido a Argentina por 2 a 1, e o Brasil vencido a mesma Argentina por 3 a 1, a seleção canarinho, favorita ao título, tinha a vantagem do empate. O Brasil era o único com aproveitamento de 100% e amplamente favorito contra os italianos, que faziam uma campanha bem abaixo do esperado - três empates e apenas uma vitória. No entanto, quem abriu o placar foi a Itália, com Paolo Rossi. O Brasil não se intimidou e Sócrates invadiu a área e chutou cruzado para empatar. Paolo Rossi novamente fez gol: 2 a 1. No segundo tempo, o Brasil empatou, dessa vez com Falcão. Entretanto, Paolo Rossi fez mais um gol - seu 3° no jogo -, eliminando a seleção canarinho numa derrota jamais esquecida. Muitos especialistas dizem que esta foi a melhor seleção brasileira de todos os tempos. Mas não venceu.

1983

11 de Dezembro - Após o Flamengo, foi a vez do Grêmio repetir a dose e colocar o futebol brasileiro no topo do mundo. O passaporte para o Japão foi carimbado com a conquista da Copa Libertadores da América, diante do Peñarol. Na final da Copa Europeia/Sul-Americana, o Tricolor Gaúcho enfrentou o clube alemão Hamburgo. Mais de 60 mil pessoas lotaram o Estádio Nacional, em Tóquio. Renato Portaluppi abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo. O jogo caminhava para o seu final quando Schröder empatou. As duas equipes já se preparavam para a disputa de penalidades quando, aos 48 minutos da segunda etapa, ele novamente, Renato Portaluppi, desempata a partida e sacramenta o título gremista, campeão mundial de 1983.

20 de Dezembro - A Taça Jules Rimet, conquistada de forma definitiva pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, por ter vencido o campeonato pela terceira vez, foi roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. Nunca mais foi encontrada. A FIFA, entretanto, ofereceu à CBF uma réplica que se encontra junto aos demais troféus da entidade. Mas esta não foi a única vez em que a Jules Rimet foi roubada. Em 1966, quando a Inglaterra sediou o torneio, a taça foi colocada em exposição no Centre Hall de Westminster, em Londres, e, apesar da vigilância, o troféu desapareceu, fazendo com que o fato ganhasse o noticiário internacional. A taça foi encontrada por um cão uma semana depois do ocorrido, numa praça, enquanto farejava um arbusto. O troféu estava enrolado em jornal. Como gratidão pela descoberta, o cão Pickles ganhou alimento pelo resto da vida por uma fábrica de ração. Já no segundo roubo, no Brasil, não houve a mesma sorte.

1987

25 de Fevereiro - Termina a Copa Brasil (ou Brasileirão) de 1986. Foi nesta temporada que a CBF instituiu, pela primeira vez de forma oficial, o rebaixamento. Portanto, conforme previa o regulamento, oito clubes foram rebaixados - entre eles o Botafogo.
11 de Julho - Uma revolução acontece no futebol nacional. A CBF, mal administrada e sem recursos, declara-se incapaz de promover o campeonato nacional daquele ano. Com isso, é fundado em Porto Alegre, por 13 dos maiores clubes do Brasil, o "Clube dos 13". Prontamente o grupo decide criar sua própria competição, batizada de Copa União, que ainda contaria com o apoio financeiro de empresas como Coca-Cola, Varig e Rede Globo.
14 de Julho - Pressionada – e com razão – pelos clubes que ficaram de fora da nova competição, a CBF volta atrás de sua decisão de deixar a organização da competição para o C13. É o início da briga entre as duas entidades, que passam a discutir um novo formato para a competição nacional.
3 de Setembro - Fica definido em comum acordo entre CBF e C13 um campeonato com 32 clubes, divididos em dois módulos: O Verde, com os 16 times convidados pelo C13 - incluindo o Botafogo, que havia sido rebaixado -, e o amarelo, com outros 16 times, escolhidos com base no ranking histórico da entidade máxima nacional, a CBF. Vale ressaltar que os jogos de ambos os módulos só passaram a ser disputados após o acordo, que previa que os dois melhores times de cada módulo disputassem um quadrangular decisivo para definir o campeão nacional (da Copa Brasil).
13 de Dezembro - Com um gol de Bebeto, o Flamengo de Zico supera o Internacional por 1 a 0, no Maracanã, e garante o título da Copa União (Módulo Verde da Copa Brasil, nome oficial do Campeonato Brasileiro na época). Estava prevista a disputa entre os dois melhores clubes de cada módulo para decidir o campeão brasileiro e os dois representantes na Copa Libertadores. O C13 decidiu não cumprir o regulamento combinado e, com isso, Flamengo e Internacional acabaram perdendo a oportunidade de brigar pelas vagas do torneio continental e também pelo título do Brasileirão, que acabou conquistado pelo Sport Club do Recife no dia 7 de Fevereiro do ano seguinte. Por falar nisso, em 1988, a CBF decidiu realizar um campeonato mais enxuto e competitivo, com apenas 24 clubes – para isso se utilizou daquele tal “ranking histórico” – e, pela primeira vez, com um sistema verdadeiro de acesso e descenso, conforme exigido pela Fifa. Finalmente, desta vez, o regulamento foi cumprido, pois os quatro últimos colocados da primeira divisão (Bangu, Santa Cruz, Criciúma e América/RJ) caíram para a segunda divisão em 1989, sendo substituídos por Inter de Limeira e Náutico, respectivamente campeão e vice da “segundona” em 1988.

1989

16 de Janeiro - Ricardo Teixeira assume a presidência da CBF. Foi neste ano que a Copa do Brasil foi criada. Além disso, a principal competição nacional passa a ser denominada oficialmente pela entidade como “Campeonato Brasileiro”.
19 de Julho - Tem início a primeira edição da Copa do Brasil, competição nacional secundária, criada a princípio para amenizar o descontentamento das federações de Estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um "clube grande" durante o ano após o "enxugamento" do Campeonato Brasileiro.

2 de Setembro - Após um empate no primeiro jogo da final, o Grêmio bate o Sport por 2 a 1, no Estádio Olímpico, e conquista a Copa do Brasil.
 

De 1950 a 1969 | De 1990 a 2009

 

 

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados