Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

 

De 1990 a 2009

   Com um futebol menos bonito, mas de resultado, essas duas décadas renderam polêmicas, mais duas Copas do Mundo para o Brasil e consolidou o domínio dos clubes brasileiros na Copa Libertadores da América. Das 20 edições durante o período, o futebol brasileiro esteve representado nas finais do mais importante torneio do continente em 14 oportunidades - algumas delas com os dois clubes na decisão - e faturou oito títulos. Os Anos 2000 também marcam a substituição da Copa Intercontinental pela Copa do Mundo de Clubes e a ampliação dos negócios e das grandes cifras no futebol.

1990

Com mais de cem mil pessoas no Morumbi, São Paulo e Corinthians decidem o título do Campeonato Brasileiro. O Timão entra em campo com a vantagem de jogar pelo empate - havia vencido o primeiro jogo da decisão, no mesmo estádio, por 1 a 0. Uma vitória tricolor pela mesma diferença de gols levaria o jogo à prorrogação e, persistindo o empate no placar agregado, a decisão seria nos pênaltis. Embora o São Paulo pressionasse bastante, aos 9 minutos do segundo tempo o "talismã" Tupãzinho marca o único gol da partida, o gol do primeiro título nacional da história do Timão, que teve como grande destaque o meia Neto.

1991

19 de Maio - O Botafogo vence o Grêmio por 3 a 1 e rebaixa o clube gaúcho para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o Grêmio não consegue o acesso à elite e, por isso, é articulada uma "virada de mesa" para incluí-lo no torneio nacional de 1993 - o Coritiba era outro clube considerado "grande" que estava rebaixado e também se beneficiou dessa situação.

1992

17 de Junho - Com gol de Raí, o São Paulo vence o Newell's Old Boys por 1 a 0 no Morumbi e leva a disputa do título da Copa Libertadores para os pênaltis. O Tricolor vence por 3 a 2 e conquista o título continental pela primeira vez em sua história.

12 de Dezembro - Barcelona e São Paulo disputam o título da Copa Europeia/Sul-Americana, no Japão. O Barça abre o placar, mas é a estrela de Raí que brilha mais forte. Com dois gols, o craque tricolor garante o título mundial para o São Paulo.

1993

12 de Junho - Numa tarde fria de sábado, Dia dos Namorados, o Palmeiras tinha a chance de finalmente sair de uma fila que tanto incomodava. Eram quase 17 anos sem ganhar um único título. No primeiro jogo da final, o Corinthians havia vencido por 1 a 0, gol de Viola, que na comemoração saiu imitando um porco. De acordo com o regulamento, o Palmeiras precisava da vitória para levar a partida para a prorrogação. Mais de 100 mil pessoas abarrotaram o Morumbi para acompanhar a decisão. Os jogadores palmeirenses estavam com o Corinthians e, principalmente, com Viola atravessados na garganta. No tempo normal, o Palmeiras "atropelou" o Corinthians: 3 a 0. Com esse resultado, o Verdão precisava apenas de um empate na prorrogação. Mas o Palmeiras queria mais, e novamente Evair, o matador, marcou um gol com muita categoria em cobrança de pênalti e decretou a vitória, o título, o fim do jejum e a volta do sorriso ao rosto de cada palmeirense.

12 de Dezembro - Bicampeão da Copa Libertadores, o São Paulo estava novamente decidindo o título de campeão mundial, desta vez contra o Milan, da Itália, vice-campeão europeu. O Olympique de Marseille, campeão do torneio europeu, foi desqualificado do mundial por acusações de corrupção. O time italiano, treinado por Fábio Capelo, tinha um grande elenco, mas além da qualidade tricolor, a sorte também estava do lado brasileiro. Após o empate do Milan aos 36 do segundo tempo, gol de Papin, o jogo caminhava para a prorrogação, até que, aos 41 minutos, a bola sobrou para Müller, que estava de frente para o goleiro Rossi, que saiu na bola. O atacante brasileiro, para se esquivar, pulou e ficou de costas. Quando o goleiro tentou afastar a bola, ela bateu nas costas de Müller e caminhou vagarosamente para dentro do gol. Festa brasileira em Tóquio, e São Paulo bicampeão mundial.

1994

17 de Julho - Pragmático, o Brasil conquista novamente o mundo, após bater a Itália na decisão por pênaltis, nos Estados Unidos. É o quarto título mundial do Brasil.

1995

30 de Agosto - Após ter vencido o primeiro jogo da decisão por 3 a 1, o Grêmio vai à Colômbia, empata em 1 a 1 com o Atlético Nacional e garante o seu segundo título na Copa Libertadores.

28 de Novembro - Após empate por 0 a 0 entre Ajax, da Holanda, e Grêmio, a decisão do mundial interclubes foi para os pênaltis. Os holandeses ficaram com a taça após vitória por 4 a 3.

1996

24 de Novembro - O Fluminense vence o Vitória por 3 a 1, mas não evita o rebaixamento à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O Bragantino, que tinha como seu patrono um dirigente da própria CBF, Nabi Abi Chedid, foi outro clube tradicional rebaixado. O cenário estava pronto para mais uma "virada de mesa", que de fato impediu que tais clubes disputassem a Série B no ano seguinte.

1997

13 de Agosto - Diante de mais de 100 mil pessoas no Mineirão, o gaguinho e predestinado Elivélton acerta um chute de fora da área e garante o segundo título cruzeirense na Copa Libertadores, diante do Sporting Cristal, do Peru.

8 de Novembro - Mesmo com a "virada de mesa", o Fluminense não aproveita a oportunidade, faz outra péssima campanha e é rebaixado novamente no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, algo ainda pior acontece para o Tricolor das Laranjeiras: A queda para a "Terceira Divisão".
2 de Dezembro - O clube alemão Borussia Dortmund vence o Cruzeiro por 2 a 0 e conquista o mundial interclubes, no Japão, deixando o clube mineiro novamente com o vice-campeonato.

1998

12 de Julho - Mais uma vez como favorito, o Brasil fez excelente campanha até a final da Copa do Mundo. No entanto, um estranho acontecimento envolve o jogador Ronaldo, premiado pela FIFA como melhor jogador do mundo em 1997. O “Fenômeno” sofre uma convulsão e é vetado para a partida final. Edmundo chega a ser convocado, mas Ronaldo pede para entrar em campo, e mesmo tendo seu pedido aceito por Zagallo, não faz boa partida e a apática seleção brasileira vê a França de Zinedine Zidane levar a taça por 3 a 0, em Saint-Denis. Mais de um milhão de pessoas comemoram a vitória na Champs-Elysées, em Paris.
26 de Agosto - No ano de seu centenário, o Vasco vai ao Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, vence o Barcelona por 2 a 1 - já tinha vencido o primeiro jogo da final por 2 a 0 - e conquista a Copa Libertadores da América pela primeira vez, tornando-se bicampeão continental, pois 40 anos antes faturou o Campeonato Sul-Americano de Campeões, torneio de mesmo valor.

1 de Dezembro - O Real Madrid bate o Vasco por 2 a 1 e fatura o título de campeão mundial da temporada.

1999

16 de Junho - Após passar pelos paraguaios Cerro Porteño e Olímpia, pelos brasileiro Vasco e Corinthians e pelo argentino River Plate, o Palmeiras enfrenta o Deportivo Cali, da Colômbia, no Estádio Palestra Italia, na decisão da Copa Libertadores da América. No primeiro jogo, na Colômbia, vitória colombiana por 1 a 0. Ao Verdão, apenas uma vitória por dois gols de diferença garantiria o título continental sem a necessidade da disputa por pênaltis. O Palmeiras abre o placar com Evair, em cobrança de pênalti, mas logo em seguida Zapata, também de pênalti, empata para o Deportivo. O nervosismo toma conta do Palestra, mas Oséas coloca o Verdão em vantagem novamente. Porém, quis o destino que a decisão do título fosse para os pênaltis. Após começar em desvantagem com o erro de Zinho, o Palmeiras consegue a virada e, com o chute para fora de Zapata no último pênalti da série, o Palmeiras torna-se campeão da Copa Libertadores, o principal título continental da América do Sul - no ano anterior, o Verdão tinha faturado a Copa Mercosul. O goleiro Marcos, destaque palmeirense na campanha, é eleito o melhor jogador do torneio - algo inédito para um goleiro, até então.
4 de Agosto - O Campeonato Brasileiro transcorria normalmente quando o São Paulo goleou o Botafogo por 6 a 1. O clube carioca entrou com pedido de anulação da partida, alegando que a situação do atacante tricolor Sandro Hiroshi era irregular.

19 de Agosto - A Comissão Disciplinar da CBF atendeu à solicitação do Botafogo e tirou os três pontos do clube paulista, que logo tratou de mostrar um documento da própria entidade nacional, que autorizava a participação do atleta nos jogos da equipe. Mesmo assim, os pontos daquele jogo foram dados ao Botafogo, que acabou – por isso – escapando do rebaixamento naquele campeonato. Os clubes rebaixados, principalmente o Gama, que caiu no lugar do Botafogo, e o próprio São Paulo, se sentiram prejudicados e apelaram à FIFA e à Justiça Comum. Seguiu-se, a partir de então, uma longa batalha jurídica, que envolveu entidades esportivas, tribunais, instituições políticas, advogados, magistrados, cartolas e toda a sorte de oportunistas.
30 de Novembro - Após 48 anos, o Palmeiras volta a disputar o título de campeão mundial. Desta vez, o adversário é o 
Manchester United, da Inglaterra, pela Copa Europeia/Sul-Americana, no Japão. O Verdão pressiona, mas é o time inglês que abre o placar com Roy Keane, após falha do goleiro Marcos. O Palmeiras não desiste, tenta o empate e, quando consegue vencer o goleiro Bosnich, tem um gol de Alex mal anulado pela arbitragem. Fim de jogo e, desta vez, os palmeirenses ficam com o vice-campeonato.

2000

14 de Janeiro - Vasco e Corinthians decidem, no Maracanã, o título do Campeonato Mundial de Clubes, torneio secundário no cenário internacional, porém organizado pela entidade máxima do futebol, a FIFA. Após o tempo normal e a prorrogação, o jogo termina empatado em 0 a 0. Na decisão por pênaltis, Edmundo desperdiça a última cobrança da série do Vasco e dá o título ao Corinthians, que vence a disputa por 4 a 3. Apesar de contar - sem critérios - com grandes times, a competição não teve boa aceitação e suas edições seguintes - previstas para 2001 e 2003 - acabaram canceladas. Saiba mais sobre este assunto aqui (leia "O Mundial da FIFA - 2000").
2 de Março - O Palmeiras goleia o Vasco por 4 a 0 no Morumbi e fatura o Torneio Rio-São Paulo pela quinta vez. Com a conquista, o Palmeiras ultrapassa o santos no ranking histórico do RCB.

6 de Junho - Corinthians e Palmeiras se encontram novamente na Copa Libertadores. No ano anterior, o Palmeiras foi o campeão eliminando o rival nas quartas-de-final, nos pênaltis. Desta vez, o Corinthians teoricamente estava com um time mais forte e jogava pelo empate para avançar à final, pois havia vencido o primeiro jogo por 4 a 3. Num jogo pra lá de emocionante, o Palmeiras consegue a vitória por 3 a 2 no Morumbi e a decisão novamente vai para os pênaltis. E novamente brilha a estrela do goleiro Marcos. E da maneira mais cruel para os corinthianos, que viram o ídolo alviverde defender a cobrança do ídolo alvinegro Marcelinho Carioca, decretando a classificação palmeirense por 5 a 4. Depois disso, uma crise se instalou no Parque São Jorge, resultando na saída de alguns ídolos do clube, como o atacante Edílson.

25 de Julho - O Palmeiras havia sido derrotado nos pênaltis pelo Boca Juniors, da Argentina, na final da Copa Libertadores da América, e uma grande reformulação aconteceu no elenco alviverde. Mesmo assim, o Palmeiras, comandado interinamente por Flávio Teixeira, o Murtosa, auxiliar de Felipão, que havia deixado o cargo, vence o Sport na final por 2 a 1, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e conquista a Copa dos Campeões, primeira edição da competição equivalente à Copa do Brasil. Com isso, o alviverde garante vaga na edição seguinte da Copa Libertadores da América e se consolida no RCB como o "Campeão do Século" no Brasil.

29 de Julho - Começa a Copa João Havelange. Dada toda a confusão e a dificuldade para se chegar a um consenso quanto ao rebaixamento do campeonato nacional anterior, a CBF foi impedida pela justiça de publicar o regulamento do Brasileirão de 2000 e entregou a tarefa da organização do campeonato ao Clube dos 13. Foram necessários sete meses para que se chegasse a uma “solução” – e, cá entre nós, solução não apenas para o imbróglio envolvendo o Botafogo, pois tinham outros rebaixados interessados em levar vantagem com a confusão. Por isso, foi criada a “Copa João Havelange”, com a fórmula de competição mais confusa de toda a história, com um total de 116 participantes, divididos em três módulos diferentes (o principal era o Azul). Obviamente, os critérios para a escolha das equipes obedeceu novamente a toda sorte de interesses. Assim sendo, o Bahia e o América Mineiro, que estavam na segunda divisão, além do Fluminense, da terceira divisão, se beneficiaram do regulamento e voltaram à elite ao serem convidados a integrar o tal “Módulo Azul”. Além disso, o Clube dos 13 também decidiu pela manutenção de Botafogo, Gama e Juventude no módulo que simbolizava a elite. Já o Botafogo-SP e o Paraná foram para o “Módulo Amarelo”, que contava com os clubes da “Série B” – existiam também os módulos “Verde” e “Branco”, correspondentes à “Série C”. Mas vale ressaltar que, apesar dos módulos serem divididos seguindo a divisão de escalão da edição anterior do Brasileirão, eles não representavam escalões inferiores, ou seja, no ano de 2000 não existiram as Séries B e C. A reunião dos 116 clubes formou uma única divisão, pois todos eles faziam parte da Copa João Havelange, ou seja, o campeão poderia sair de qualquer um dos módulos. Além disso, por motivos lógicos, também ficou estabelecido que não haveria rebaixamento.

20 de Dezembro - Com uma vitória para cada lado na final, Palmeiras e Vasco se enfrentam no Palestra Italia pelo título da Copa Mercosul. O Verdão consegue abrir 3 a 0 ainda no primeiro tempo. A festa palmeirense era uma questão de tempo, pois restavam ainda os 45 minutos finais. E num dos jogos mais emocionantes e imprevisíveis de toda a história do futebol, o Vasco, com três gols de Romário e um de Juninho Paulista, consegue a virada por 4 a 3 e o título da competição continental.
30 de Dezembro - O Vasco recebe o São Caetano no Estádio de São Januário para a segunda - e decisiva - partida da final da Copa JH. O primeiro jogo, disputado em São Paulo, terminou empatado em 1 a 1. Aos 23 minutos de jogo, uma briga entre torcedores gerou confusão e parte da grade de separação da arquibancada cedeu. Imediatamente torcedores começaram a invadir o campo de jogo para evitarem ser pisados por outros torcedores em pânico. O jogo foi interrompido pelo árbitro, o presidente vascaíno Eurico Miranda entrou em campo para agilizar a remoção dos feridos e para negociar o reinicio do jogo. Ao fim de duas horas ainda havia feridos em campo e o governador Anthony Garotinho decidiu intervir, ordenando a suspensão da partida. Segundo o regulamento da competição, se a torcida de um time fosse responsável pela interrupção de uma partida, o time seria punido com a perda do jogo, indo os pontos para a equipe adversária - o que faria do São Caetano campeão da Copa João Havelange. No entanto, após acordo dos dirigentes e da imprensa, foi realizada uma reunião entre representantes dos clubes envolvidos, das federações estaduais (SP e RJ) e do Clube dos 13, que determinou a marcação de uma nova partida, para o dia 18 de Janeiro do ano seguinte.

2001

18 de Janeiro - O Vasco vence o São Caetano por 3 a 1 e conquista a Copa João Havelange. Vale ressaltar que as pressões e os interesses de políticos e dirigentes voltaram a determinar os critérios para a escolha dos participantes do próximo campeonato nacional, que voltaria a ser organizado pela CBF, que mais uma vez cedeu a tais pressões, ignorou o rebaixamento do Brasileirão de 1999 e oficialmente promoveu o Bahia, o América-MG e o Fluminense, que tinham sido convidados – sem méritos – a participar do “Módulo Azul” da esdrúxula “Copa JH”.

2002

30 de Junho - Com dois gols de Ronaldo, o Brasil vence a Alemanha por 2 a 0 no Japão e conquista a Copa do Mundo pela quinta vez. Pouca gente apostava na recuperação do "Fenômeno", que havia ficado fora dos gramados por cerca de dois anos, devido a sérias lesões. Porém, o técnico Luiz Felipe Scolari o convocou para a Copa do Mundo e o camisa 9 foi, ao lado de Marcos e Rivaldo, um dos grandes nomes do torneio.
17 de Novembro - O Palmeiras, líder do RCB e Campeão do Século XX, é derrotado por 4 a 3 pelo Vitória no Barradão e é rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Na mesma tarde, o Botafogo perde para o São Paulo por 1 a 0 no Estádio Caio Martins e também segue o mesmo caminho do Verdão, que também teve as companhias da tradicional Portuguesa e do Gama. 

15 de Dezembro - O Campeonato Brasileiro de Futebol desta temporada foi o último disputado antes da adoção do sistema de pontos corridos, ou seja, o último com final. O campeão foi o Santos, que conquistou seu sétimo título no Campeonato Brasileiro - o primeiro após a "Era Pelé" -, após vitórias por 2 a 0 e 3 a 2 sobre o Corinthians. O destaque do jogo final foi o jovem Robinho, que deu seis pedaladas antes de ser derrubado na grande área pelo corinthiano Rogério. O próprio Robinho 
cobrou e abriu o placar para o jovem time santista, que sairia do Morumbi consagrado como a nova edição dos "Meninos da Vila". A conquista também marcou a retomada da liderança santista no ranking histórico do RCB.

2003

22 de Novembro - O Palmeiras vai a Garanhuns, no Pernambuco, e bate o Sport por 2 a 1, garantindo o retorno à elite do 
futebol nacional e a primeira colocação da Série B. Na mesma noite, o Botafogo vence o Marília por 3 a 1 no Estádio Caio 
Martins e também se garante no Campeonato Brasileiro do ano seguinte.
30 de Novembro - Após faturar o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, o Cruzeiro, comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, vence o Paysandu por 2 a 1 no Mineirão e conquista - de maneira bastante antecipada - o Campeonato Brasileiro - o primeiro disputado totalmente por pontos corridos. A campanha do clube mineiro foi espetacular e, ao final de todas as rodadas, somou 100 pontos - 13 a mais que o Santos, o segundo colocado.

2004

17 de Maio - Após fracassar na tentativa de organizar uma competição mundial mais abrangente e de sucesso no início da década, a FIFA anuncia um acordo com as confederações continentais e com a montadora de automóveis japonesa Toyota para substituir a Copa Européia/Sul-Americana por um novo mundial interclubes, a partir do ano seguinte. A principal mudança no modelo de disputa foi a inclusão de clubes campeões de outros continentes - até então, apenas sul-americanos e europeus 
poderiam alcançar o topo do mundo.

2005

9 de Dezembro - O Campeonato Brasileiro desta temporada ficou marcado pelo escândalo da anulação de algumas partidas apitadas pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho. Independentemente disso, o Corinthians, mesmo após ser derrotado pelo Goiás por 3 a 2, no Serra Dourada, conquista o título nacional pela quarta vez.
14 de Dezembro - O São Paulo estreia no novo torneio mundial interclubes contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Rogério Ceni marca, de pênalti, o terceiro gol tricolor e se torna o primeiro goleiro a marcar um gol em toda a história da competição. O jogo termina em 3 a 2 para o São Paulo, que se classifica para a final.
18 de Dezembro - São Paulo e Liverpool decidem o título de melhor do mundo da temporada, no Japão. Mineiro abre o placar para o Tricolor. O Liverpool pressiona muito, tem três gols muito bem anulados pela arbitragem, Rogério Ceni tem uma atuação heroica e histórica e garante o tricampeonato mundial ao clube brasileiro.

2006

16 de Agosto - Após vencer o São Paulo, atual campeão mundial, no Morumbi, por 2 a 1, no primeiro jogo da final, o Internacional empata por 2 a 2 no Beira-Rio e conquista a Copa Libertadores da América pela primeira vez em sua história.
19 de Novembro - Após 15 anos de jejum em conquistas nacionais, o São Paulo empata com o Atlético Paranaense por 1 a 1, no Morumbi, e garante o seu quarto título do Campeonato Brasileiro.
17 de Dezembro - Com grande atuação de Iarley e um gol do criticado Adriano Gabiru, o Internacional bate o favoritíssimo Barcelona do craque Ronaldinho Gaúcho por 1 a 0 e torna-se campeão do mundo no Japão.

2007

30 de Outubro - O Brasil é escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014.
31 de Outubro - O São Paulo vence o América de Natal por 3 a 0, no Morumbi, e conquista o bicampeonato nacional (o quinto título em sua história) com quatro rodadas de antecedência.

2 de Dezembro - O Corinthians empata com o Grêmio por 1 a 1 no Estádio Olímpico e é rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Juventude, Paraná e América de Natal acompanham o Timão rumo à Série B.

2008

11 de Junho - O Corinthians ainda disputava suas primeiras partidas na Série B, mas já estava na final da Copa do Brasil - se 
fosse o campeão, seria o primeiro clube da história da segunda divisão com vaga garantida na competição continental. No 
primeiro jogo, vitória do Timão por 3 a 1 sobre o Sport, no Morumbi. O título e a vaga na Libertadores estavam próximas do 
alvinegro paulista. Na Ilha do Retiro, no entanto, o clube pernambucano consegue a vitória que precisava por 2 a 0 para 
faturar a Copa do Brasil e carimbar o passaporte para a Copa Libertadores do ano seguinte.
8 de Novembro - Depois de assegurar o retorno à elite com o triunfo sobre o Ceará na rodada anterior, o Corinthians assegura o simbólico título da Série B ao bater o Criciúma por 2 a 0, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. O aproveitamento do Corinthians foi o melhor da história da segunda divisão nacional.
7 de Dezembro - Jogando no Distrito Federal, o São Paulo vence o Goiás por 1 a 0 e conquista o tricampeonato brasileiro de maneira consecutiva - desde 1971, nenhum outro clube tinha alcançado tal feito. Foi o sexto título do Tricolor na principal competição nacional do Brasil.

9 de Dezembro - Após treinar no Flamengo, seu clube de coração, o atacante Ronaldo, que havia se desligado do Milan e ainda recuperava-se de lesão, é anunciado como novo reforço do Corinthians. A surpreendente notícia praticamente "abafou" o tricampeonato brasileiro do rival São Paulo, além de ter recolocado o Corinthians como uma grande força do futebol brasileiro, mesmo sendo um time recém-promovido à divisão de elite. Três dias depois, o craque foi apresentado com festa no Parque São Jorge.

2009

3 de Maio - Sucesso dentro e fora de campo, com aumento significativo de receitas e parceiros, o Corinthians do "Fenômeno" Ronaldo empata com o Santos por 1 a 1 no Pacaembu - havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1, na Vila Belmiro, com direito a um golaço do camisa 9 - e fatura o título do Campeonato Paulista de maneira invicta.

1 de Julho - Após vencer a primeira partida por 2 a 0, o Corinthians foi ao Beira-Rio decidir o título da Copa do Brasil. Com 27 minutos de jogo, o Timão abriu 2 a 0 na casa do adversário, que no decorrer do jogo chegou ao empate, mas era tarde demais. Corinthians campeão da Copa do Brasil. Foi o segundo título de Ronaldo com a camisa do Timão em apenas um semestre. Sucesso!
6 de Dezembro - Após uma arrancada espetacular na competição, o Flamengo, do também famoso atacante Adriano, vence o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã, e fatura o Campeonato Brasileiro pela quinta vez na sua história.

 

De 1970 a 1989 | De 2010 a 2015

 

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados