Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

 

De 2010 aos dias atuais

   O início da década é marcado pela realização da primeira Copa do Mundo 
no continente africano, com fraco desempenho da seleção brasileira, e 
com o Corinthians despontando como uma das novas potências do mundo 
futebolístico - tanto dentro quanto fora de campo. Na Copa de 2014, realizada no Brasil, a seleção brasileira sofre a mais humilhante derrota de sua história, por 7 a 1, diante da Alemanha, que se sagraria campeã.

2010

11 de Junho - Pela primeira vez na história, a bola rola na África em partida válida pela Copa do Mundo. O jogo inaugural, entre África do Sul e México, terminou empatado em 1 a 1.
11 de Julho - Faltando menos de cinco minutos para o fim da prorrogação - o que levaria a decisão para os pênaltis -, o espanhol Andrés Iniesta recebe livre, na entrada da área, e chuta com força para estufar as redes do goleiro holandês Stekelenburg, fazendo o gol do título da Copa do Mundo para a Espanha - o primeiro de sua história. A Holanda, vice-campeã, foi a responsável pela eliminação do Brasil na fase de Quartas-de-Final.
1 de Setembro - Na festa de comemoração do centenário do Corinthians, que reuniu milhares de fanáticos na região central de São Paulo, o presidente do clube, Andrés Sanchez, anunciou oficialmente a construção de um estádio na região de Itaquera. Com aprovações burocráticas em tempo recorde, apoio da CBF, entre outros benefícios governamentais, o estádio foi aprovado pela FIFA como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, excluindo o Estádio do Morumbi - de propriedade do rival São Paulo - do evento.

14 de Dezembro - O Internacional havia conquistado a Copa Libertadores pela segunda vez e entrava como um dos favoritos ao título da Copa do Mundo de Clubes. Mas o Colorado não esperava que uma zebra pudesse atrapalhar o seu caminho. Num jogo histórico, válido pela fase semi-final, o TP Mazembe, da República do Congo, vence o Internacional por 2 a 0 e elimina o clube brasileiro do torneio. Foi uma das maiores surpresas da história do futebol. Pela primeira vez, o título do mundial interclubes não seria decidido entre um clube europeu contra um sul-americano. Dias depois, na decisão, a Internazionale, da Itália, goleou o TP Mazembe com facilidade por 3 a 0 e faturou o título.

2011

2 de Fevereiro - O desconhecido clube colombiano Deportes Tolima vence o Corinthians por 2 a 0 em Ibagué e elimina o clube brasileiro da Copa Libertadores na fase preliminar. O jogo marca também o encerramento da carreira do atacante Ronaldo, um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, que dias após a vexatória eliminação corinthiana fez o anúncio oficial de sua aposentadoria.

22 de Junho - Após 48 anos, o Santos volta a conquistar a Copa Libertadores, ao bater o Peñarol, do Uruguai, por 2 a 1, no Estádio do Pacaembu. O principal destaque do alvinegro praiano na competição continental foi o atacante Neymar.

4 de Dezembro - Nas primeiras horas desta data, uma triste notícia para o futebol brasileiro: a morte do ex-jogador Sócrates, que teve passagens marcantes pelo Corinthians e pela Seleção Brasileira. Mas por falar em Corinthians... após um início de ano conturbado, devido à eliminação precoce na Copa Libertadores, o Timão dá a volta por cima em grande estilo e conquista o Campeonato Brasileiro pela quinta vez em sua história. Na última rodada, Timão e Vasco eram os únicos clubes com chances de título. O Vasco precisava da vitória contra o Flamengo e da derrota corinthiana diante do Palmeiras para ficar com a taça. Porém, o Vasco apenas empatou com o rubro-negro carioca e, enquanto ainda rolavam os últimos minutos do jogo entre Corinthians e Palmeiras, que terminaria em 0 a 0, a torcida do Timão já comemorava o título em meio às homenagens ao "Doutor Sócrates", ídolo dos torcedores alvinegros.

18 de Dezembro - A expectativa era enorme para o encontro entre Santos e Barcelona, pela disputa do título da Copa do Mundo de Clubes. De um lado, Neymar, uma das grandes revelações do futebol mundial. Do outro, o argentino Messi, melhor jogador do mundo. No entanto, dentro de campo, assim que a bola começou a rolar, o Barcelona não deu a mínima chance aos santistas e goleou a equipe brasileira por 4 a 0, com três gols de Messi e um verdadeiro show de bola.

2012

4 de Julho - Após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, em La Bombonera, o Corinthians enfrenta o Boca Juniors, no Pacaembu, pela final da Copa Libertadores da América. É a primeira vez que o Timão chega à final do torneio. Após um primeiro tempo sem gols, Emerson Sheik marca duas vezes na segunda etapa e garante a vitória e o título continental pela primeira vez ao Corinthians - e de maneira invicta em 14 jogos, feito jamais alcançado por outro clube na competição.

11 de Julho - Coritiba e Palmeiras fazem a segunda partida da final da Copa do Brasil, no Estádio Couto Pereira - no primeiro jogo, vitória palmeirense por 2 a 0. Já no segundo tempo, o Coritiba abre o placar, mas poucos minutos depois o desconhecido atacante Betinho empata para o Palmeiras e garante o título - de maneira invicta - ao alviverde de São Paulo, encerrando um jejum de 12 anos do clube no quesito títulos nacionais.
18 de Novembro - Dez anos e um dia após o primeiro rebaixamento de sua história, o Palmeiras vencia o Flamengo em Volta Redonda por 1 a 0, mas quis o destino que Vágner Love, revelado nas categorias de base do Verdão, empatasse o jogo para o rubro-negro carioca a poucos minutos do apito final. Com o resultado, o Palmeiras passava a depender de outros resultados para não ser rebaixado ainda naquela data. No entanto, o Bahia venceu a Ponte Preta por 1 a 0 e já não poderia mais ser alcançado pelo Palmeiras. Horas depois, a Portuguesa - última concorrente do alviverde na luta contra o descenso - garantiu um empate no Canindé contra o Grêmio e decretou oficialmente a segunda queda do Palmeiras para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro - com duas rodadas de antecedência.
12 de Dezembro - Pela manhã - no horário brasileiro -, o Corinthians estreou com vitória contra o Ahl Ahly, do Egito, na Copa do Mundo de Clubes, classificando-se para a final do torneio. À noite, no Morumbi, São Paulo e Tigre, da Argentina, "decidiram" a Copa Sul-Americana - o primeiro jogo havia terminado empatado em 0 a 0. Jogando em casa e com o apoio da toprcida, ao final da primeira etapa, o São Paulo vencia com facilidade por 2 a 0. Porém, após uma confusão no intervalo, o Tigre se recusou a voltar para o segundo tempo, alegando ameaças vindas da Polícia Militar. Tal fato frustrou os milhares de torcedores, mas nada impediu a festa tricolor, pois o árbitro encerrou a partida, mantendo o placar de 2 a 0 para o clube brasileiro, declarando o São Paulo como campeão da competição.

16 de Dezembro - Exatamente 20 anos depois de conquistar seu primeiro título nacional, lá estava o Corinthians em campo para dar um salto ainda maior em termos geográficos: agora, era a vez do Timão conquistar o Mundo! E assim foi. Diante do Chelsea, da Inglaterra, no Estádio Internacional de Yokohama, com o apoio de milhares de corinthianos que "invadiram" o Japão, o Corinthians, com um gol de Guerrero, aos 14 minutos do segundo tempo, chegou ao topo do Mundo pela primeira vez de forma incontestável - e de maneira invicta! Considerando a campanha da equipe na Copa Libertadores, foram 16 jogos até a conquista do mundial interclubes, e o Timão foi imbatível. Foi o terceiro título importante - consecutivo - do Corinthians em pouco mais de um ano - campeão nacional, continental e mundial. Todos sob o comando do técnico Tite.

2013

20 de Fevereiro - No jogo de estreia do então atual campeão Corinthians pela Copa Libertadores, na Bolívia, um sinalizador atirado da torcida corinthiana acertou e matou Kevin Espada, um garoto de 14 anos, torcedor do San Jose, time local. Um grupo de 12 corinthianos ficou preso no país vizinho por pouco mais de cinco meses.
30 de Junho - Em meio aos protestos da população que agitaram o país, dentro de campo o Brasil fez bonito e venceu a campeã mundial Espanha por 3 a 0, no Maracanã, e conquistou a Copa das Confederações.

17 de Julho - Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, o Corinthians novamente vence o São Paulo - desta vez por 2 a 0 - e fatura o título da Recopa Sul-Americana - inédito até então. Com os resultados, o Corinthians conquistou a "trinca internacional" (Libertadores, Mundial e Recopa) de maneira invicta. Sem dúvida, mais um feito sensacional da chamada "Era Tite" no Timão. Vale destacar ainda que, cerca de um mês antes, o Timão também conquistou o Campeonato Paulista.
24 de Julho - Após uma campanha excelente na fase de grupos, uma goleada humilhante aplicada no São Paulo nas oitavas-de-final e de partidas épicas nas fases seguintes, inclusive na final, o Atlético Mineiro conquista a Copa Libertadores da América, título inédito para o clube mineiro, que estava há mais de 40 anos sem um troféu expressivo.

30 de Setembro - Jogadores fazem primeira reunião do "Bom Senso FC", organização que visa melhorias no futebol brasileiro.
6 de Dezembro - Sorteio realizado na Costa do Sauípe, na Bahia, definiu os grupos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
7 de Dezembro - Após o término da participação do Corinthians no Campeonato Brasileiro - derrota por 1 a 0 diante do Náutico -, o técnico Tite se despediu do Corinthians, clube onde se consagrou como ídolo e maior treinador da história.

8 de Dezembro - Campeão brasileiro do ano anterior, o Fluminense faz péssima campanha, dá vexame e é rebaixado para a segunda divisão. Outro grande clube brasileiro, o Vasco, também é rebaixado, juntando-se a Ponte Preta e Náutico. Dias após a rodada final do Campeonato Brasileiro, foram divulgadas supostas irregularidades nas escalações de um jogador do Flamengo (André Santos) e um da Portuguesa (Héverton). Caso estas equipes - que já estavam livres do rebaixamento na última rodada - fossem punidas, o Fluminense se livraria do descenso, e a Portuguesa seria rebaixada em seu lugar. Foi a "brecha" encontrada pela CBF e pela Justiça Desportiva para resgatarem, no "tapetão", o rebaixado Fluminense. Pobre futebol brasileiro.
18 de Dezembro – O Atlético Mineiro entrou em campo no Marrocos, pela semi-final da Copa do Mundo de Clubes, e perdeu de 3 a 1 para o Raja Casablanca, equipe local, dando adeus ao sonho de chegar à final e de tentar conquistar o mundo. Iajour, Moutaouali e Madibe marcaram para os marroquinos, e Ronaldinho, de falta, fez o gol do Galo. Três dias depois, o Atlético garantiu o terceiro lugar no torneio, enquanto o Bayern de Munique, da Alemanha, ficou com a taça de campeão mundial, ao bater o Raja Casablanca por 2 a 0.

20142012

18 de Maio - O Corinthians fez uma festa para inaugurar seu novo estádio, mas quem comemorou primeiro foi o time adversário. Aos 2 minutos do segundo tempo, depois de uma troca de passes na ponta direita, Giovanni Augusto, do Figueirense, entrou para a história ao fazer o primeiro gol da história do Itaquerão (estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014), que garantiu a vitória de 1 a 0 para o time catarinense, que até então era o "lanterninha" do Campeonato Brasileiro e ainda não havia marcado um gol sequer no torneio.
12 de Junho – Apesar do clima de insegurança e muitos protestos pelo Brasil, ocorre a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, batizado pela FIFA como "Arena de São Paulo". Na sequência, aconteceu o jogo de inauguração do torneio, entre Brasil e Croácia. E os visitantes abriram o placar através de um gol contra do brasileiro Marcelo, logo aos 10 minutos. Neymar empatou o jogo ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Fred se jogou na área e o juiz marcou pênalti inexistente para o Brasil. Neymar cobrou e marcou seu segundo gol no jogo. Já nos acréscimos, Oscar acertou belo chute e fechou o placar em 3 a 1 para o Brasil. E os croatas reclamaram muito - e com razão - da arbitragem.

8 de Julho - Durante cinco jogos, a seleção brasileira fez seu papel - com futebol bonito ou não, alcançou as semifinais. Perdeu o atacante Neymar, machucado, nas quartas-de-final. Na fase seguinte, os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari protagonizaram o maior vexame da história do futebol brasileiro. Foi a pior derrota do selecionado nos seus 100 anos de história. E em casa, em pleno Mineirão lotado, a equipe foi humilhada pela Alemanha. 7 a 1. E poderia ter sido de mais, muito mais. Gol brasileiro mesmo só de Oscar, já bem no final do jogo, como consolação. Quatro dias depois, a seleção brasileira se despedia da Copa do Mundo de forma melancólica e desastrosa, com mais uma goleada sofrida - desta vez para a Holanda, no jogo que valia ao seu vencedor a terceira colocação no torneio.
13 de Julho – A Alemanha se sagra tetracampeã mundial. De vilã da semifinal para heroína dos brasileiros na decisão, o time comandado pelo técnico Joachim Löw bateu a Argentina no Maracanã por 1 a 0, na prorrogação, e levantou seu quarto título na história. O gol do título foi marcado por Mario Götze.

28 de Agosto - No jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, a torcedora gremista Patrícia Moreira foi flagrada por 
câmera de TV xingando o goleiro Aranha de "macaco". O jogo estava 2 a 0 para o Santos, e o goleiro estava fazendo aquela famosa "cera" para ganhar tempo.

A cena teve desdobramentos. O Grêmio, que acabou derrotado por 2 a 0 naquela partida foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que cancelou o jogo da volta - que seria realizado na Vila Belmiro - e, com isso, eliminou o clube gaúcho da competição. Foi aberto também um inquérito na polícia para apurar crime de injúria racial, envolvendo Patrícia e outros três torcedores gremistas - um deles também negro - suspeitos de terem xingado o goleiro do Santos. No final das contas, o processo "não deu em nada", pois nenhum dos torcedores chegou a ser julgado pelo suposto crime de injúria racial, como queria Aranha.

2015

16 de Abril - Eleito um ano antes, Marco Polo Del Nero (á direita) assume a presidência da CBF, no lugar de José Maria Marin.
27 de Maio - A polícia suíça, juntamente com o FBI, prendeu sete dirigentes da Fifa - entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF - e outros cinco executivos por corrupção e extorsão.
2 de Junho - Joseph Blatter diz que vai renunciar ao cargo de presidente da FIFA e convocar novas eleições em breve.

26 de Junho - Blatter volta atrás de sua decisão, rechaça a ideia de renunciar e confirma apenas que não concorrerá nas próximas eleições.
10 de Setembro - Com a explosão de casos de corrupção no futebol nacional e mundial, representantes de 13 clubes brasileiros se reuniram para fundar a Primeira Liga, entidade independente que tem como objetivo revolucionar o futebol. Com ela, foi criada também a Copa Sul-Minas-Rio, que em 2016 seria disputada em caráter amistoso.

17 de Setembro - Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA e braço direito de Joseph Blatter, foi suspenso pela entidade máxima do futebol. O dirigente estava sendo investigado por corrupção, especialmente por conta da revenda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Em janeiro do ano seguinte, Valcke foi suspenso de qualquer atividade relacionada ao futebol e demitido da FIFA.
20 de Novembro - Corinthians empata com o Vasco da Gama, em São Januário, e conquista o sexto título brasileiro de sua história. Competição é marcada por diversos e sucessivos erros que beneficiaram o clube paulista. Já o Vasco terminou o ano rebaixado para a segunda divisão pela terceira vez na história.
26 de Novembro - Marco Polo Del Nero renuncia a cargo na FIFA. O presidente da CBF integrava o Comitê Executivo da entidade máxima do futebol. Vale ressaltar que Del Nero faltou a todos os compromissos internacionais da Fifa desde maio, quando teve início o escândalo de corrupção que abalou o futebol mundial. O dirigente também nunca mais saiu do Brasil, e tem se ausentado até mesmo de eventos realizados em território nacional.
3 de Dezembro - Marco Polo Del Nero pede licença do cargo de presidente da CBF em função das acusações da Justiça americana. Marcus Antônio Vicente, deputado federal e atual vice da CBF assume em seu lugar. Em janeiro de 2016, Del Nero retorna ao cargo, mas, dois dias depois, pede nova licença. Dessa vez, o vice Coronel Antonio Carlos Nunes assume o cargo como presidente em exercício.

 

 

De 1990 a 2009 | Linha do Tempo

 

 

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados