Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

O pontapé inicial

    Em 1947, o clube chileno Colo-Colo sagrou-se campeão nacional pela quinta vez, tornando-se o principal campeão daquele país. Em busca de desafios maiores, seus dirigentes idealizaram a criação de um torneio interclubes na América do Sul, com o objetivo de dar ao seu vencedor o título de campeão do continente. A idéia de reunir os clubes campeões nacionais para a disputa continental prontamente ganhou o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol (atual CONMEBOL).

    Em 18 de dezembro de 1947, o clube brasileiro Vasco da Gama recebeu o convite para participar da competição, por ter conquistado o Campeonato Carioca daquela temporada de maneira invicta. Na época, o Brasil não tinha um campeonato nacional e os torneios estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro eram considerados os mais fortes do país - no caso, a organização do torneio optou por escolher o campeão carioca.

    Além do Vasco e do anfitrião Colo-Colo, outros cinco clubes participaram da primeira competição continental da América do Sul, sendo que todos eles representavam um país do continente. O único clube que não era o atual campeão de seu país era o Deportivo Municipal, vice-campeão peruano.

    De modo geral, o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 foi um marco na história do futebol mundial, pois serviu de inspiração para a criação de outras competições, tais como o Torneio Internacional de Clubes (atual Copa do Mundo de Clubes), em 1951, e a Taça dos Clubes Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da Europa), em 1955. Por conta disso, consideramos o seu vencedor, o Vasco da Gama, o primeiro clube campeão continental, cuja conquista tem o mesmo valor da atual Copa Libertadores da América no ranking.

Clique nas imagens para ampliá-las.

O reconhecimento

    A CONMEBOL, desde 1996, reconhece oficialmente o Vasco como o primeiro clube campeão continental, cujo título equivale ao da Copa Libertadores. Por conta disso, o clube brasileiro participou, em 1997, da Supercopa Libertadores, competição destinada - até então - apenas aos clubes campeões da Copa Libertadores.

Imagem: Felipe Virolli / RankingDeClubes.com.br

Ofício da entidade máxima do futebol sul-americano reconhece a conquista continental do Vasco em 1948.

Índice: A História dos Continentais | A Copa Libertadores

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados