Home      |      Mais Rankings      |      Sistema de Pontuação      |      Competições      |      Contato

 

 

 

 

De 1890 a 1909

   A década de 1890 marca a chegada "pra valer" do futebol ao Brasil. A disseminação deste esporte no país foi possibilitada pela presença de imigrantes, notadamente os ingleses, em função da implantação de ferrovias e de indústrias em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. O primeiro grande personagem da história do futebol no Brasil é Charles Miller. Nascido em 24 de Novembro de 1874, em São Paulo, Miller era filho de um escocês - que veio ao Brasil para trabalhar na São Paulo Railway Company - com uma brasileira com ascendência inglesa. Aos 10 anos de idade, Miller foi estudar em Southampton, no extremo sul das ilhas britânicas, onde aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School.

1894

18 de Fevereiro - Com duas bolas, uma bomba para enchê-las, um par de chuteiras e um livro de regras, Charles Miller retorna ao Brasil para trabalhar na São Paulo Railway.

1895

14 de Abril - É disputado o primeiro jogo de futebol no Brasil, na Várzea do Carmo, em São Paulo, entre os funcionários das empresas inglesas Companhia de Gás e Companhia Ferroviária São Paulo Railway. O confronto terminou com a vitória dos ferroviários por 4 a 2.

17 de Novembro - É fundado o Grupo de Regatas do Flamengo - que mais tarde se tornaria Clube de Regatas do Flamengo. Ao final do século XIX, o remo era o esporte predominante no Rio de Janeiro, enquanto o futebol começava a despertar o interesse da sociedade carioca. O Grupo de Regatas do Flamengo tinha como objetivo organizar alguns jovens do bairro de mesmo nome para disputar competições de remo com clubes de outros bairros.

1898

18 de Agosto - É fundada a Associação Atlética Mackenzie College. O time dos alunos do colégio Mackenzie foi o primeiro formado por brasileiros e tinha como única exigência que os jogadores fossem estudantes do colégio, que é de origem americana.
21 de Agosto - O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado por quatro rapazes remadores que, cansados de ir a Niterói todos os dias para remar com os barcos do Club Gragoatá, decidiram criar o seu próprio clube de remo.

1899

13 de Maio - É fundado na Bahia o Club de Cricket Victória - que mais tarde se tornaria Esporte Clube Vitória. O clube só passou a ter o futebol em suas modalidades um ano após sua fundação.
7 de Setembro - Nasce o Sport Club Germânia, fundado pelo alemão Hans Nobiling, que 18 dias antes participara da fundação do Sport Club Internacional, de São Paulo. Por determinação do governo durante a 2a Guerra Mundial, o Germânia teve de mudar de nome e passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros.

1900

19 de Julho - É fundado, na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, o Sport Club Rio Grande. Anos mais tarde, este se tornaria o clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil - isso porque o Flamengo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol, e outros clubes fundados antes do Rio Grande, como São Paulo Athletic Club, Internacional, Germania e Mackenzie College, todos de São Paulo, fecharam ou abandonaram o futebol. Ainda em 1900, outro antigo e tradicional clube de futebol do Brasil foi fundado, em 11 de Agosto: a Associação Atlética Ponte Preta. Desde 1976, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o "Dia Nacional do Futebol".

1901

7 de Abril - Fundação do Clube Náutico Capibaribe, inicialmente também para a prática do remo. O futebol só começou a ser praticado no clube quatro anos depois, e o Timbu só foi participar de competições futebolísticas em 1915, após a criação da Liga Sportiva Pernambucana.
19 de Dezembro - Cinco clubes de futebol da cidade de São Paulo se juntaram para criar a primeira “federação” de futebol do Brasil, a Liga Paulista de Futebol. O primeiro campeonato organizado pela liga ocorreu logo no ano seguinte e foi disputado pelas cinco equipes fundadoras: São Paulo Athletic Club, Associação Atlética Mackenzie College, Sport Club Internacional (SP), Sport Club Germânia e Clube Atlético Paulistano. Os campos do Velódromo (onde hoje é a Praça Roosevelt) – adaptado ao futebol em 1901 – e o Parque Antarctica foram os principais palcos do início da modalidade que se transformaria em paixão nacional.

1902

3 de Maio - Em São Paulo, no Parque Antarctica, acontece o jogo de abertura do primeiro torneio oficial disputado no Brasil. Vitória do Mackenzie diante do Germânia por 2 a 1. Nas três primeiras edições do que hoje conhecemos como "Paulistão", o São Paulo Athletic Club, o mais antigo clube esportivo do Brasil, fundado em 13 de Maio de 1888 e time do artilheiro Charles Miller, foi o campeão.
21 de Julho - Em uma residência na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, foi fundado o Fluminense Football Club.

1903

15 de Setembro - 32 rapazes se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro, atual Rua José Montaury, em Porto Alegre, para fundar o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

1904

12 de Agosto - Surgia, no bairro de Botafogo, um novo clube de futebol. Amigos reunidos em um casarão no Largo dos Leões fundaram o Electro Club. Esse foi o primeiro nome dado ao Botafogo, que durou apenas até o dia 18 de setembro, quando o clube passou a adotar o nome do bairro e a se chamar Botafogo Football Club. Em 1942, depois de 38 anos de existência, uniu-se ao outro Botafogo, o de Regatas, fundado em 1894, dando início ao Botafogo de Futebol e Regatas.

1905

13 de Maio - Guilherme de Aquino Fonseca e um grupo de rapazes fundavam, no salão da Associação dos Empregados do Comércio do Recife, o Sport Club do Recife. Ainda em junho do mesmo ano seria realizada a primeira partida em terras pernambucanas de que se tem notícia: um embate entre os sócios do Sport e do English Eleven.

1908

25 de Março - Em 25 de março de 1908, um grupo de 22 estudantes trocou as aulas de uma quarta-feira e se reuniu no coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte. Esses estudantes, empolgadíssimos com a novidade que era o football, decidiram montar o seu próprio time. Nascia então o Athlético Mineiro Football Club, que, em 1913, mudaria a grafia de seu nome para Clube Atlético Mineiro.

1909

4 de Abril - Os irmãos Poppe, comerciantes vindos de São Paulo, procuravam algum clube em Porto Alegre para praticar esportes, principalmente o futebol, que aprenderam a gostar na capital paulista. Percorreram dezenas de clubes de diversas modalidades esportivas, sempre impedidos de associarem-se a eles, pois eram recém-chegados na cidade e pouco conhecidos na sociedade. Após isso, Henrique, José e Luís decidiram fundar seu próprio clube, o Sport Club Internacional, em homenagem ao clube paulista de mesmo nome.
18 de Julho - Primeiro jogo da história do recém-fundado Internacional e logo de cara o primeiro "Gre-Nal". Na ocasião, o Grêmio goleou o futuro grande rival por 10 a 0 - é a maior goleada da história deste tradicional clássico do futebol brasileiro.

12 de Outubro - É fundado o Coritibano Football Club, que anos mais tarde mudou de nome para Coritiba, mesmo nome da capital do Paraná, na época. Pouco tempo depois, a cidade mudou seu nome para a grafia atual, com “u” no lugar do “o”, mas o time permaneceu com o mesmo nome.
   
Um pouco mais sobre Charles Miller:

Teve papel importante na fundação da Liga Paulista de Futebol e jogou no SPAC até 1910, quando encerrou a carreira. Continuou a atuar como árbitro e dirigente e, junto a seus companheiros de clube, foi entusiasta de vários outros esportes, tendo sido também fundador da Associação Paulista de Tênis e, sem sombra de dúvidas, um dos grandes propagadores do futebol no Brasil.

 

Linha do Tempo | De 1910 a 1929

 

 

 

 

 

Home   |   Mais Rankings   |   Sistema de Pontuação   |   Competições   |   Contato

 

Ranking de Clubes Brasileiros - Todos os direitos reservados